domingo, 15 de janeiro de 2012

TEM BOI NO CARNAVAL!!!!!


QUEM GOSTA DE SAMBA-ENREDO VAI COM CERTEZA LEMBRAR-SE DESSE ABAIXO., ELE FALA DE TODAS AS VARIAÇÕES DO BOI NO MUNDO DESDE OS TEMPOS DA MITOLOGIA GREGA ATÉ NOS DIAS ATUAIS NA NOSSA CULTURA BRASILEIRA, EM ESPECIAL NA NOSSA CULTURA CABOCLA. E É COM ELE QUE INICIAMOS MAIS UM TEXTO.


Samba Enredo 1988

O BOI DÁ BODE

G.R.E.S. Estácio de Sá
A onda que me levou
Me embalou
De lá pra cá numa legal
E o vento que soprou
Me avisou que tinha boi no
Carnaval
Procurei
E achei o boi "Ápis", o boi dourado
A minha
fantasia
E também o "Minotauro"
O boi grego da mitologia

Lá no Norte dancei
O "boi bumbá"
Bumba-meu-boi
Lá pras
bandas do Ceará

Em Pernambuco...
Ouvi contar que "Maurício de Nassau"
Por uma ponte fez o boi voar
Foi 171 que enganou o pessoal
No compasso...
Oi, joguei o laço pra pegar o boi (que fracasso...)
Que fracasso
Não sei pra onde o mandingueiro foi

Se matar esse boi
O mocotó é meu
Pra pagar a corrida
Que esse boi me deu

Tem boi no pasto e de presépio
Boicote em qualquer lugar
E o boi da cara preta
Que fez careta pra me assustar

O boi de corte virou vaca
A carne é fraca, é isso aí
O boi dá bode na Sapucaí
 

É TEMPO DE CARNAVAL! O BRASIL TODO SE PREPARA PARA A SUA MAIOR FESTA POPULAR.

UMA DIVERSIDADE DE FORMAS DE SE FESTEJAR O CARNAVAL EM TODO O PAÍS SE MANIFESTA: NO RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, MANAUS  E OUTRAS CAPITAIS  O SHOW DAS ESCOLAS DE SAMBA, O FREVO EM PERNAMBUCO, AS MICARETAS DE SALVADOR COM O SOM DO QUE SE CHAMOU A QUASE DUAS DÉCADAS DE AXÉ MUSIC E FAZEM PARTE DE UM CIRCUITO DE TRIOS ELÉTRICOS E O SOM DOS GRUPOS AFROS QUE NÃO TEM O MESMO DESTAQUE QUE DEVERIAM, MAS QUE SE MANTÉM VIVOS PORQUE PRATICAM UMA CULTURA VERDADEIRA, E OUTROS RITMOS ESPALHADOS POR TODO O PAÍS COMO O MARACATÚ, OS BONECOS DE OLINDA, OS CARNAVAIS DAS CIDADES DO INTERIOR COMO NAS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS, AS TRADICIONAIS BANDAS E BLOCOS DE SUJO NO RIO DE JANEIRO, ENFIM É CARNAVAL E NESSES DIAS NINGUÉM CHORA., SOMENTE NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS CHAMADA DE QUARTA-FEIRA INGRATA.

O CARNAVAL DE RUA É O MAIS POPULAR, PORQUE NÃO HÁ NECESSIDADE DE SE GASTAR COM FANTASIAS E A IRREVERÊNCIA FALA MAIS ALTO, QUALQUER FANTASIA PODERÁ SERVIR, BASTA TER UM BOM GRUPO DE AMIGOS  DISPOSTOS A SE DIVERTIR.

NOS SALÕES DOS CLUBES QUE AINDA RESISTEM, AS PESSOAS SE DIVERTEM AO SOM DE MUITAS MARCHINHAS TRADICIONAIS TOCADAS PELAS BANDAS MOMESCAS  E AO SOM DE UM BOM SAMBA DE ENREDO.

E DIANTE DE TODA ESSA PARAFERNÁLIA SE DESTACAM PELO PAÍS ALGUNS ARTISTAS ANÔNIMOS QUE SÃO CONTRATADOS DESDE O MÊS DE JUNHO PARA TRABALHAREM NA ORNAMENTAÇÃO DE UMA CIDADE OU PARA FAZEREM CARROS ALEGÓRICOS NAS ESCOLAS DE SAMBA.

ESSES ARTISTAS ANÔNIMOS SÃO OS CABOCLOS DA FLORESTA AMAZÔNICA, DA CIDADE DE PARINTINS-AM, CIDADE SITUADA A 320 kM DE MANAUS ONDE SE REALIZA O FESTIVAL FOLCLÓRICO ONDE OS BOIS GARANTIDO E CAPRICHOSO  DISPUTAM O TITULO.

O TALENTO DOS CABOCLOS DA FLORESTA FOI RECONHECIDO HÁ QUASE DUAS DÉCADAS QUANDO O CARNAVALESCO JOÃOZINHO TRINTA DESCOBRIU O FESTIVAL E LEVOU PRÁ PARINTINS MUITOS CARNAVALESCOS QUE PASSARAM A MANTER UM INTERCÂMBIO COM OS CABOCLOS PARINTINTIN, PRINCIPALMENTE PELA VIDA QUE ESTES DÃO PARA AS ALEGORIAS COM UMA TECNOLOGIA MANUAL INVEJÁVEL.

O CARNAVALESCO MILTON CUNHA TAMBÉM TEM A SUA IMPORTÂNCIA NA DESCOBERTA DOS PARINTINENSES QUANDO TAMBÉM LEVOU OS CABOCLOS PARA A BEIJA-FLOR ARREBATANDO O ESTANDARTE DE OURO (PREMIO DO JORNAL O GLOBO) CUJO ENREDO ERA "A DAMA DAS BROMÉLIAS"
MAS ANTES, NA DÉCADA DE 70 O MESTRE JAIR MENDES JÁ HAVIA TRABALHADO EM ESCOLAS DE SAMBA DO RIO, ENTÃO SE FORMOS VER PARINTINS JÁ TINHA UM REGISTRO DE SUA PRESENÇA NO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO.
O ARTISTA DO CAPRICHOSO ROSSY AMOEDO COM A CANTORA ALCIONE - FONTE: BOI CAPRICHOSO

AO CONTRÁRIO DO QUE DIZEM, NÃO EXISTE  CARNAVAL NO BOI PORQUE NÃO HÁ A CONTRATAÇÃO DE ARTISTAS DO CARNAVAL PARA PARTICIPAREM DA FESTA DE PARINTINS, A FORMA COMO A HISTÓRIA É CONTADA É DIFERENTE, A ESSÊNCIA DO CARNAVAL É BEM DIFERENTE, MAS COM TODA CERTEZA TEM BOI NO CARNAVAL PORQUE OS ARTISTAS DO BOI  É QUE SÃO RESPONSÁVEIS DE CONSTRUIR AS ALEGORIAS QUE IRÃO DESFILAR NAS ESCOLAS DE SAMBA EM VÁRIAS CIDADES DO PAÍS E SÃO ELES OS RESPONSÁVEIS PELOS EFEITOS ESPECIAIS DAS MESMAS. 

ADEMAIS O DINAMISMO DO BOI-BUMBÁ E DIFERENTE DO DINAMISMO DAS ESCOLAS DE SAMBA. ESTA DIFERENÇA VOCE SÓ CONSEGUIRÁ FAZER QUANDO PARTICIPAR DA FESTA., VOCÊ OBSERVARÁ QUE SÃO MAIS DE 20 TOADAS POR ANO ENQUANTO QUE NO CARNAVAL É SÓ UM SAMBA., NO BOI DE PARINTINS, AS COISAS ACONTECEM NA SUA FRENTE, A SUA ESQUERDA, A SUA DIREITA E ATRÁS, A VISÃO É DE 360 GRAUS ONDE HÁ UMA INTERAÇÃO OBRIGATÓRIA DE TODOS OS PRSENTES. JÁ NO CARNAVAL HÁ UM DESFILE QUE PASSA NA SUA FRENTE E NO BOI-BUMBÁ VOCE INTEGRA O ESPETÁCULO.

NO ANO DE 1997 O ARTISTA JUAREZ LIMA COM UMA EQUIPE DE PELO MENOS 25 CABOCLOS FOI CAMPEÃO DO CARNAVAL DE SÃO PAULO PELA ESCOLA DE SAMBA X-9 PAULISTANA COM O TEMA ''AMAZONIA, A DAMA DO UNIVERSO''.

DESDE ESSA ÉPOCA O CARNAVAL PAULISTA NÃO FOI MAIS O MESMO. HOJE O CARNAVAL  DE SÃO PAULO DISPUTA PAU A PAU COM O RIO DE JANEIRO E A BRIGA PARA CONTRATAR OS ARTISTA DE PARINTINS É BASTANTE ACIRRADA.

E MAIS INTERESSANTE QUE AINDA SOBRA TRABALHO PARA SERVIÇOS PARALELOS, COMO POR  EXEMPLO ARTISTA DO BOI CAPRICHOSO ROSSY AMOEDO FOI CONTRATADO POR UMA FAMOSA CARNAVALESCA DO RIO PARA DESENVOLVER UM TRABALHO DE ABERTURA DOS JOGOS PANAMERICANOS E FOI MUITO ELOGIADO.

OUTROS SÃO CONVIDADOS PARA TRABALHAREM NA ORNAMENTAÇÃO DE NATAL DE QUALQUER  CIDADE OU EM OUTRO GRANDE EVENTO.


DAVID ASSAYAGUE DO BOI CAPRICHOSO É EXEMPLO DE SUPERAÇÃO NA ESCOLA DE SAMBA GRANDE RIO NO RIO DE JANEIRO E NA ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DA ALVORADA EM MANAUS-AM

O MAIS IMPORTANTE É QUE DE NORTE A SUL DO PAÍS, O BOI DE PARINTINS, EM ESPECIAL OS ARTISTAS DO  CAPRICHOSO ESTÃO DEIXANDO A SUA MARCA MOSTRANDO A TECNOLOGIA ADQUIRIDA POR MEIO DE SEUS ANCESTRAIS CONSTITUINDO-SE EM UM FATO FOLCLÓRICO PORQUE NÃO HÁ INTERFERÊNCIA DA INDÚSTRIA E DE UM ENSINO DIRIGIDO. É UMA TECNOLOGIA QUE SE APRENDE E SE APRIMORA POR MEIO DE UMA PRÁTICA, NA OBSERVAÇÃO E EM UM GRUPO SOCIAL INFORMAL.

SERVIMO-NOS DO CONHECIMENTO DA PROFESSORA NIOMAR do Museu do Folclore de São Paulo em brilhante comentário publicdo no DIário Oficial de São Paulo "FOLCLORE, CULTURA VIVA !"  Resumo de artigo publicado no caderno DO. Leitura, da Imprensa Oficial do Estado de S. Paulo, edição de agosto de 1988 para identificarmos cientificamente no trabalho dos artesãos de Parintins onde está o Folclore no seu mundo do trabalho. Segundo a brilhante Folclorista:

Folclore é um saber empírico, adquirido de modo não sistemático, não normativo, pelos processos peculiares de condicionamento inconsciente ou imitação consciente. Tomemos como exemplo uma comunidade de artesãos voltados a um tipo de produção - como a tecelagem. Observa-se que crianças desde cedo integram-se às atividades do grupo, incorporando técnicas de trabalho por condicionamento inconsciente, da mesma maneira com que aprendem cantigas de roda: a repetição do fato pelo grupo social sugere a sua insinuação no plano do inconsciente.
Por outro lado, por necessidade ou interesse, o indivíduo pode buscar o conhecimento imitando conscientemente as técnicas de um tecelão mais experiente.

Ambas as formas de adquirir conhecimento são passíveis de reinterpretação. Na reinterpretação o aprendiz inventa aquilo de que não se recorda bem, refaz o que não lhe agrada, coloca idéias novas em fatos já existentes. Dessa reelaboração surge a criação. Como um tecelão que aprendeu por condicionamento ou imitação e que se torna técnico em produzir redes e colchas, de repente inventa um tear de maiores dimensões e inova fazendo peças mais largas, ampliando sua utilidade, criando novo padrão- que poderá vir a ser imitado, ou não.


TAIS CARACTERISTICAS ESTÃO BEM PRESENTES NOS ARTESÃOS DE ´PARINTINS SE FORMOS OBSERVAR A MATÉRIA ABAIXO ONDE PODEMOS AFIRMAR QUE EXISTE UM FATO FOLCLÓRICO NO TRABALHO DESTES ARTESÃOS.

VEJAMOS ESSA REPORTAGEM SOBRE A PRESENÇA DOS INDIOS PARINTINTIN NAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO.

Equipe de 25 pessoas passa seis meses no Rio trabalhando para escolas. Soluções criativas dão leveza e movimento aos imensos carros alegóricos.

O desfile das escolas de samba é um patrimônio cultural do qual o Rio de Janeiro se orgulha muito. E todo o trabalho desenvolvido nos barracões, todas as técnicas foram sendo inventadas, adaptadas para dar vida às criações dos carnavalescos. Mas o carnaval do Rio se rendeu a uma novidade que veio de muito longe, lá do Amazonas. Nesta quinta-feira (8), a série "A arte no barracão", do Bom Dia Rio, mostra as soluções criativas que dão leveza e movimento aos imensos carros alegóricos. E mostra que quando a ideia é boa, é sempre bem-vinda.


No último fim de semana de junho, a cidade amazonense de Parintins se torna cenário da disputa entre os bois Garantido, de cor vermelha, e Caprichoso, de cor azul. Durante três noites, as apresentações sobre as lendas e costumes amazonenses são feitas com encenações e grandes alegorias.


E o carnaval do Rio se rendeu à beleza dessa festa e ao talento dos artistas do Amazonas.


Aliel Cardoso é um dos parintinenses que se mudam para o Rio de Janeiro durante seis meses por ano para fazer o carnaval. "(A gente)Fica direto aqui. Quando o trabalho está adiantado, a gente vai (a Parintins) passar o Natal e o Réveillon. Agora, quando não, a gente passa longe da família mesmo, pra mostrar um carnaval bonito", contou o artista do Festival de Parintins, durante um intervalo no trabalho no barracão da Renascer de Jacarepaguá.


Rossi Amoedo é o coordenador do grupo de 25 parintinenses que cuida de das alegorias de cinco escolas do Grupo Especial, entre elas a estreante Renascer de Jacarepaguá. "É muito bom ser parintinense e poder colaborar para o carnaval", disse o artista, que acredita que os conterrâneos usam uma técnica especial e muito particular desenvolvida ao longo dos anos.


"Eu acho que é do parintinense, isso é da cultura de Parintins. Foi uma coisa que foi desenvolvendo ao longo dos anos, foi passando de um pro outro, do escultor pro soldador. Então, Parintins desenvolveu isso.  AQUI FICA CLARO QUE HÁ UM FATO FOLCLÓRICO INFORMAL SEM INFLUENCIA DA CULTURA LETRADA, fator essencial para que se CARACTERIZE UM FATO FOLCLÓRICO.


Parintins hoje é o lugar do Brasil que tem mais artista por metro quadrado", afirmou Amoedo.


Para o artista Ismael da Silva Vieira não há truque, e sim muito trabalho. "O truque é criatividade, é botar a cabeça pra funcionar e saber colocar as peças, os cortes no lugar certo. Não tem um curso pra ensinar isso, é tu meter a cara e foi, saiu a peça", contou. "A gente pega, olha pra peça e fica analisando um jeito melhor de fazer e começa a fazer até aperfeiçoar a peça". FOLCLORE E CRIATIVIDADE., UMA ENGENHARIA POPULAR QUE FLUI DA ALMA DO POVO, EIS MAIS UMA VEZ UM FATO FOLCLÓRICO PRESENTE.


Ele lembra da dificuldade que foi fazer o carro abre-alas da Vila Isabel no carnaval deste ano. "Movimentos como o de tromba do elefante, é um movimento bastante complicado. Fiz três maquetes e não conseguia, nada dava certo, até encontrar um caminho. Ficou lindo, graças a Deus", disse.


Inicialmente, os projetos dos carros alegóricos são desenvolvidos em maquetes - que quando aprovados vão para o papel. Todos os movimentos são mecânicos, com uso de cabos de aço, corda e, claro, da força humana, responsáveis por movimentar pequenas e grandes peças.


O grupo de Parintins tem uma solução inusitada para facilitar esse trabalho: a borracha cirúrgica, que diminui a força necessária para controlar as peças. Na hora do desfile, de 10 a 15 pessoas controlam a engrenagem dentro do carro alegórico. O TRABALHO E USO DE MATERIAL ARTESANAL COMO A MANIPULAÇÃO DA BORRACHA CIRÚRGICA, É A CRIAÇÃO DO CABOCLO INTELIGENTE QUE SE SERVE DA SUA TECNOLOGIA MANUAL PARA CRIAR E DAR VIDA PARA A SUA ARTE. EIS AÍ MAIS UMA CARACTERISTICA DA CRIATIVIDADE DO FOLCLORE PARINTINENSE.


"Muitas pessoas acham que é coisa elétrica, que não é manual. Mas na verdade tudo é artesanal, são pessoas que estão lá dentro, durante 35 minutos, puxando, suando", contou Rossi Amoedo. "É uma academia, na verdade", brincou.

AGORA, VEJA O VIDEO DA REPORTAGEM

http://glo.bo/uzv51V

NESTE  ANO DE 2012, O LEVANTADOR DE TOADAS DO BOI CAPRICHOSO É HOMENAGEADO EM MANAUS PELA ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DO ALVORADA E NO RIO DE JANEIRO PELA ESCOLA D SAMBA UNIDOS DO GRANDE RIO.  EM SÃO PAULO, A ESCOLA  DE SAMBA IMPERADOR DO IPIRANGA FAZ HOMENAGEM AO BOI CAPRICHOSO CITANDO O SEU NOME.

.
DAVI ASSAYAG É HOMENAGEADO NA GRANDE RIO e recebe o carinho da PRESIDENTE DO CAPRICHOSO  MÁRCIA BARANDA E DO ARSTA  ROSSY AMOEDO.

ASSIM, A VERDADE É QUE EM QUALQUER CIDADE DO BRASIL ONDE TEM ESCOLA DE SAMBA PODEREMOS ENCONTRAR SOLDADOR, PINTOR, ESCULTOR, ADERECISTA COM A MARCA DO BOI DE PARINTINS E EM PARTICULAR DO BOI CAPRICHOSO.

NO SITE PARINTINS.COM ENCONTRAMOS MATÉRIA QUE NOS DIZ QUE NO ANO PASSADO A ESCOLA DE SAMBA ROSAS DE OURO TEVE O BRILHO DO PARINTINENSE NONOCA (CLAUDEONOR ALFAIA) QUE SE SAGROU CAMPEÃO PELA ESCOLA SENDO ESTE O RESPONSÁVEL PELA CONFECÇÃO DOS CARROS ALEGÓRIOS.INFORMA-NOS O SITE DO BOI CAPRICHOSO QUE NESTE ANO DE 2012 O ARTISTA ROSSY AMOEDO DO BOI CAPRCHOSO TRABALHA PARA 6 ESCOLAS DO RIO DE NAJEIRO:  Beija-Flor, com quem coleciona grandes títulos, Grande Rio, Vila Isabel, São Clemente, Imperatriz e Renascer. Ele comanda uma equipe de vinte e oito pessoas que influenciam nos desfiles. “A aceitação dos nossos artistas aqui é maravilhosa, existe um respeito muito grande pelo nosso trabalho e quando se fala de Parintins, que é hoje sinônimo de competência e qualidade profissional”, ressalta.
Márcio Gonçalves, artista do Caprichoso ( no centro) é um dos três carnavalescos da escola Mocidade Alegre que perdeu o título por apenas 0, 25 pontos de diferença.

Teco Mendes, também leva seu talento ao carnaval carioca na escola de samba Salgueiro. Porto da Pedra e Portela também recebem a mão-de-obra parintinense. A dupla estreante do Caprichoso Algles Ferreira e Glaucivan Oliveira trabalham no Carnaval em Manaus e assumiram a coordenação de alegorias.

Algles, executa os serviços pela Escola de Samba do Coroado e Glaucivan na Escola Dragões do Império, esta última experimenta o grupo de acesso pela primeira vez. Ozeás Bentes é outro veterano no carnaval pela Aparecida há mais de cinco anos. Renilson Tavares que é criador das penas artificiais do Caprichoso e Enisson Rodrigues, artista de tribos estão em Porto Alegre onde trabalham com esculturas, movimentos alegóricos e confecção de fantasias, conforme podemos observar do site do boi Caprichoso. 

O artista Joner Jacaúna (popular Faul) fixou moradia em São Paulo e trabalha para as escolas de samba o ano todo além de fazer decoração de Buffet onde constrói esculturas. De S. Paulo Faul exporta o talento Parintinense levando, como esse ano em 2012 artistas prá cidade de Joaçaba em Sta Catarina para trabalhar no Carnaval.


ALEGORIA DO ARTISTA TROY NA ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO DA CASA VERDE EM SÃO PAULO

 O Manauara Troy desenvolve um trabalho de carros alegóricos gigantescos nas Escolas em que trabalha dando vida e movimento para as alegorias, um exemplo é o TIGRE DA ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO DA CASA VERDE defendida pelo artista por muitos anos. O artista, esse ano de 2012 encontra-se na ESCOLA DE SAMBA MANCHA VERDE.

.
JONER (FAUL) FIXOU MORADIA EM SÃO PAULO

O artista Francisco Nascimento (popular PANTANAL) desenvolve seus trabalhos nas Escolas de S. Paulo e no interior e já desenvolveu trabalhos para o EXTERIOR (NA ESPANHA)  e para comerciais de grandes marcas.

Os artistas, VLADIMIR e JOINHA juntamente com mais 13 artistas de Parintins estão na Escola de Samba Vila Maria.

A Escola de Samba Império da Casa Verde, para 2012 mantém por aproximadamente 7 meses artistas de Parintins conforme podemos ver da reportagem do SPTV 2

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1785874-7823-ARTISTAS+DA+AMAZONIA+PARTICIPAM+DO+ENREDO+DO+IMPERIO+DA+CASA+VERDE,00.html

Se formos enumerar aqui o nome de todos os artistas que trabalham fora e levam a arte parintintin mundo a fora não deixaremos de escrever, porque Parintins é um celeiro de artistas sendo considerado  O MUNICIPIO ONDE HÁ MAIS ARTISTA POR METRO QUADRADO NO MUNDO.

É POR ISSO QUE O BOI DE PARINTINS SEMPRE É TEMA EM DIVERSAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO, SÃO PAULO, RIO GRANDE DO SUL E DIVERSAS ESCOLAS DE SAMBA DO INTERIOR DE SÃO PAULO E NO RESTO DO PAÍS. É DE FATO UMA VERDADEIRA MAGIA QUE ENCANTA O MUNDO.

EM MANAUS, NA TERCA-FEIRA DE CARNAVAL  O RITMO DAS TOADAS DO BOI DE PARINTINS INVADE O SAMBÓDROMO E TODOS DANÇAM AS TOADAS DE GARANTIDO E CAPRICHOSO COM O "CARNABOI", UM EVENTO CRIADO PELA SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO QUE LEVA PARA O SAMBÓDROMO DE MANAUS MAIS DE 150 MIL PESSOAS EMBALADAS PELA FORÇA DESSE RITMO DO BOI DE PARINTINS COM A SUA FANTASIA INDIGENA DENOMINADA "TURURI", CORRESPONDENTE AO ABADÁ DA BAHIA.

EM CIMA DE UM TRIO ELÉTRICO OU UM SIMPLES CARRO DE SOM OS LEVANTADORES DE TOADA (que não são poucos)  ENTOAM TOADAS ANTIGAS E AS NOVAS TOADAS QUE IRÃO EMBALAR O BUMBÓDROMO DE PARINTINS JÁ NESTE ANO, MOMENTO QUE A TOADA DE BOI-BUMBÁ VIRA HIT DE CARNAVAL E AS PESSOAS SE DIVERTEM FAZENDO O SEU CARNAVAL MAIS ALEGRE, CANTANDO E DECANTANDO AS RIQUEZAS DA AMAZÔNIA PRESENTES NAS LETRAS DAS TOADAS.
.

HÁ QUEM CRITIQUE DIZENDO QUE BOI É BOI E CARNAVAL É CARNAVAL, MAS NA VERDADE ENTENDO QUE É UMA OPÇÃO DO POVO QUE SE ABASTECE DE SUA CULTURA, DE SUAS HISTÓRIAS CONTADAS NAS TOADAS E QUE AO INVÉS DE ESTAR CONSUMINDO OUTRA CULTURA ABASTECE-SE DA PRODUÇÃO CULTURAL LOCAL SEM QUE HAJA NECESSIDADE DE IMPORTAR E CONSUMIR OUTRA CULTURA PORQUE O CABOCLO NOS DIAS DE HOJE EXPORTA CULTURA SEJA NA MÚSICA, NA CONSTRUÇÃO DE ALEGORIAS, NA POESIA, NO TEATRO OU QUALQUER FORMA DE DEMONSTRAR A ARTE.

COMO DIZ CHICO DA  SILVA: "AMAZÔNIA VIROU MUNDO, PARINTINS É MEU PAÍS!!!"

VIVA O BOI DE PARINTINS!!!  VIVA A CULTURA DE UM POVO!!!! VIVA A CULTURA POPULAR!!!!!


E ASSIM, CONSTATAMOS QUE AO CONTRÁRIO DO QUE SE DIZ, TEM BOI NO CARNAVAL SIM! E QUEM GANHA COM ISSO É A CRIATIVIDADE, A CULTURA BRASILEIRA, FRUTO DE UMA MISCIGENAÇÃO QUE AINDA TEM MUITO A SE MANIFESTAR PORQUE TEM MUITA COISA GUARDADA NO INCONSCIENTE CULTURAL DE CADA BRASILEIRO.

 




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário